quarta-feira, 27 de abril de 2011

Minha carta a minha mãe

Mãe, não sei se pouco estudei
Ou se foi pouca educação
Mas disseram que eu errei
Por isso estou na prisão

Mãe, a polícia me prendeu
Fazendo-me acusação
Enquanto muitos me condenam
De você tenho o perdão

Mãe, estou na cela sete
Somos doze quase irmãos
Só que seis dormem na cama
E os outros seis dormem no chão

Mãe, tem dia que estou triste
Quase de cara no chão
Aí chega um bilhete
E me chama a atenção

Mãe, levanto, o pego na grade
E vou ler no meu cantão
É o meu amigo Ricardo
Mandando-me uma oração

Mãe, ali ganhei meu dia
Que para mim estava perdido
Mas para meus amigos
Nunca vou ser esquecido

Mãe, este é meu dia-a-dia
Do seu filho extrovertido
Pois fala para seu irmão
Que ainda não fui vencido!

- Escrito por um recuperando.

A formiga em minha vida

Certo dia, descansando em uma sombra debaixo de uma árvore, pensando nas dificuldades encontradas no dia-a-dia da minha vida, vi uma pequena formiga passando. Fixei bem os olhos e vi que ela carregava uma folha com o dobro do seu tamanho. Nisto começou a ventar, o vento soprava forte e a formiga caía, rolava, dava cambalhotas, mas não deixava a folha. Eu tentei ajuda-la, mas ao mesmo tempo, vi que eu estava era atrapalhando, então pensei: vou ficar olhando ate onde esta formiga vai chegar. Fui acompanhando sua luta até que ela chegou na porta de um buraco, então percebi que o buraco não cabia a folha, pensei comigo: nadou, nadou e morreu na praia. Tanto sacrifício e nada, mas, para minha surpresa, saiu daquele buraco várias formigas, que cortaram a folha em pedaços menores e carregaram até os talinhos. Comecei a pensar e a agradecer a Deus por ter colocado aquela formiga no meu caminho, pois vi que a dificuldade que ela teve para chegar até a porta da sua casa era menor que as encontradas na minha vida. Naquele dia aprendi tanto com aquela formiga e passei a ser mais perseverante e não desanimar diante das tempestades encontradas em minha vida.

- Escrito por um recuperando.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Um dia aprendi que...

O otimismo nos fortalece muito para o futuro, mas devemos aproveitá-lo no presente;
Não devemos deixar que nosso orgulho nos impeça de pedirmos desculpas por nossas faltas, principalmente para nossos amigos e familiares;
Para sabermos quem amamos basta observarmos quem mais perdoamos;
Devemos estar sempre dispostos a mudanças;
A família é o maior bem que um homem pode ter;
O homem também chora;
Prospera quem paciente espera;
Quem ensina nem sempre é o exemplo de conduta;
Quando insistimos em procurar os culpados por nossos erros, podemos encontrar uma enorme decepção, pois encontraremos a nós mesmos;
Podemos ter todos os defeitos do mundo, menos um, aquele que nos destrói;
A verdadeira liberdade não é estar na rua como eu queria e quero, mas sim, é estar longe das drogas e do crime;
Realmente sou forte e posso ir mais longe do que posso pensar.

- Escrito por alguns recuperandos no dia 29 de março de 2011.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carta 4 - Sofrimento de um recuperando

"Somente quando uma pessoa descobre que é amada pelo que é e não pelo que pretende ser, não pelas máscaras atrás das quais se esconde, então começa a sentir que é realmente uma pessoa digna de respeito e amor. Bom! Se pudesse recomeçar a minha vida, eu procuraria fazer meus sonhos ainda mais grandiosos, porque a vida é infinitamente mais bela e maior do que eu pensava, mesmo em sonho".

- Escrito por um recuperando no dia 15 de março de 2011.

Carta 3 - Todo homem é maior que seu erro

"Olá! Nao sei para quem escrevo, mas seja lá para quem for, desejo a você a mais pura paz do Senhor.
Não sei muito bem o que escrever, pois é a primeira vez que faço isso, no entanto tentarei através dessas linhas expor uma mensagem que possa te fazer refletir e quem sabe possa fazer com que você tire algum proveito para si.
Primeiramente queria lhe expor, que me encontro restrito de minha liberdade de ir e vir, cumpro uma pena judicial por tráfico de drogas, hoje estou cumprindo esta pena na APAC, que é um sistema prisional diferenciado, um sistema onde podemos cumprir a pena com mais dignidade e também oferece mais recursos através de uma metodologia e uma disciplina que nos permite a recuperação e consequentemente a ressocialização com mais facilidade, pois é um sistema que é fundamentado no amor, o que difere dos outros sistemas.
O que queria lhe expor é que, apesar de sermos presos, por termos transgredido uma lei, somos seres humanos como qualquer outro e estamos, além de pagar por nossos erros, buscando ser pessoas melhores.
Enfim, deixo a você a seguinte mensagem:
Nada neste mundo acontece por acaso, nós temos que encarar os problemas como um desafio, todo homem é maior que seu erro. Nós podemos cometer vários erros em nossas vidas, menos um, aquele que nos destrói. Todas as escrituras, filosofias e pensamentos sobre a vida pode se resumir em uma única palavra: Vivam. Se você viver, Deus viverá com você. Se você se recusar a correr os seus riscos, Ele retornará ao distante céu e será apenas um tema de especulação filosófica.
Fique com Deus".

- Escrito por um recuperando no dia 15 de março de 2011.

Carta 2 - Minha estória

"Olá, como vai? Espero que esta simples carta venha encontrar vocês na plena paz do Senhor.
Prazer,  meu nome é J.A., estou escrevendo esta carta para contar um pouco de minha vida para você, é muito difícil contar o que passou em minha vida durante os anos em que eu estava no crime, que não foi nada fácil. Eu comecei a entrar no crime com 12 a 13 anos de idade, pois tive muitas oportunidades na vida, mas o crime foi mais forte do que eu, a minha familia sempre me avisava que o crime não compensa, mas eu nem estava ligando para o que eles estavam me dizendo, mas passando alguns anos eu fui preso, e estou cumprindo pena até hoje, já me encontro preso a 2 anos e 6 meses, e só hoje que eu estou vendo que a minha família queria o meu bem e me proteger do mal que estava prestes a acontecer comigo, mas graças a Deus hoje estou cumprindo pena na APAC de Viçosa, e graças a Deus estou conseguindo ser um novo homem, e hoje estou com 22 anos de idade e pretendo pagar a minha pena com dignidade e construir uma família para mim e esquecer do homem que fui no passado e mostrar para a minha família que sou um novo homem e que tenho a capacidade de fazer eles muito felizes. Bom, vou ficando por aqui e fique todos com Deus.
Muito obrigado pela atenção!"

- Escrito por um recuperando no dia 15 de março de 2011.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Carta 1 - Seu dia pode ser maravilhoso, só depende de você!

"Prezado amigo (ou amiga), como está sendo o seu dia hoje? Bom? Ruim? Estressante? Folgado? Alegre? Bem, uma coisa eu te digo, o seu dia está do jeito que você permitiu que ele estivesse. Talvez você não concorde comigo, e diga que a culpa é disto ou daquilo, do fulano ou do ciclano, do professor, da prova, do patrão, do orientador, da família, etc. Eu te digo que apesar de tudo isso a responsabilidade do seu dia é totalmente sua.
Gandhi uma vez disse que não perdoava ninguém, e isto causou espanto em todos que o ouviam, então ele respondeu: 'Não perdôo porque não deixo ninguém me magoar, com isso, não preciso perdoar ninguém'.
Vou te dar um exemplo. Se alguém chega com um presente para te dar e você não aceita o presente, com quem o presente fica? Com a pessoa que tentou te entregar, não é? Então, se alguém chega até você com raiva, inveja, maledicências, traições ou outra maldade qualquer, você só aceita se quiser, e se não aceitar, fica tudo com a pessoa que tentou te entregar. Aceite apenas as coisas boas que os outros te entregam e sua vida será bem melhor.
Quando acordar de manhã e se olhar no espelho dê um belo sorriso a você mesmo, diga 'BOM DIA!' sentindo cada palavra e diga também 'Hoje escolho que meu dia seja um dia alegre e produtivo, não deixarei que ninguém ou nada me tire isso', e aproveite o seu dia pois ele será maravilhoso. Pense nisto agora!
O tempo é uma pedra preciosa que depois de perdida nunca mais se recupera. Que seus dias sejam melhores a partir de hoje.
Um abração"


- Carta escrita pelo recuperando 'Naruto' no dia 15 de março de 2011.

A loja de Deus

"Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava 'Loja de Deus'. Entrei e vi um anjo do Senhor e perguntei: 'Santo Anjo, o que vende?' Ele me respondeu: 'todos os dons de Deus, custa muito caro não, tudo é de graça'. Contemplei a loja e vi um jarro de vidro de fé, pacotes de esperanças, rapinas de salvação e sabedoria. Tomei coragem e pedi: 'Por favor, quero muito amor de Deus, todo perdão dele, vidros de fé, bastante felicidade e salvação eterna para mim e para todas as famílias'. Então o anjo do Senhor preparou um pequeno embrulho que cabia em minha mão. Sem entender, perguntei-lhe: 'É possível colocar tantas coisas neste embrulho?'. O anjo então respondeu sorrindo: 'Meu querido irmão, na Loja de Deus não oferecemos frutos, apenas sementes'".

- Escrito por um recuperando  no dia 29 de março de 2011.

Para refletir

"Viva sempre preocupado muito mais com o que Deus vê em você e muito menos com o que as pessoas pensam a seu respeito. Pense nisso!"


- Escrito por um recuperando no dia 29 de março de 2011.