segunda-feira, 26 de março de 2012

Minha rotina na APAC

"Me levanto todos os dias as 6.30 da manhã para me reunir as 7:00 com os demas companheiro para iniciar nossas atividades. Começamos pelas orações da manhã, tenho um pouco de dificuldade para acordar cedo mais já estou me acostumando.
Trabalho na secretaria e só responsável pela farmácia e tenho que pagar os remédios dos meus companheiros sempre na hora marcada, supervisiono as atividades de trabalho, para vêr se todos estão cumprindo a carga horaria corretamente para ganhar a remissão de pena, cada três dias trabalhado ganha se 1 dia. Olho o inicio e termino de cada jornada. Gosto do que faço. Trabalho também na laborterapia, onde faço artesanatos como tapetes, bonés, bolsas e outros.
A jornada de trabalho e de 8:00 da manhã as 16:00, de segunda a sexta e aos sábados de 8:00 as 13:00, mais na farmácia fico a disposição de segunda a segunda ate as 10:00 horas da noite.
Depois das 16:00 horas e o momento de lazer onde jogamos futebol, peteca, fazemos malhação, lêr um livro e ate mesmo assistir TV.
Nos domingos temos as visitas da família que se inicia as 13:00 horas e termina as 17.00Hs. Só casado e tenho uma filhinha de 4 anos que vejo quase toda semana.
E durante a semana temos varias atividades noturnas, Oficina de oração, estudos bíblicos, valorização humana, N.A. narcóticos anônimos, A.A. alcolatras anônimos, e outras atividades religiosas.
Gosto muito de tudo e tenho aprendido muito com o tempo que esto aqui, adoro lêr, ouvir musicas, vêr filmes, me exercitar e ajudar as pessoas que tem alguma dificuldade, durmo quase todos os dias as 22:00 horas e amo a minha família".

- Escrito por um dos recuperandos no dia 19/04/11.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Rotina

"A minha rotina aqui na Apac comessa as 6Hs 30 m. e quando eu levanto escovo os dentes e as 7Hs damos inicio ao nosso ato socializador que o momento  e que façamos o nosso ato religioso rezamos todos, e logo após fazemos um lava roupa. A onde nós nos colocamos a desposição a fazer algo, ou algo que esta ruim na casa, as 7Hs 30 m tomamos nosso café da manhã, e em seguida damos inicio as faxina de dormitório, capela, corredor, secretaria, pátio e portaria e também na cozinha. As 9hs damos inicio a laborterapia, que na qual eu faço capela, oratório, porte joia, casa ou prédio, tudo artesanato feito com palito de picolé, porém no momento estou fazendo tricô, faço sapatinho, tocas, e casaco e um serviço que requer muita atenção pois se era tem que desmanchar e começar tudo de novo. As vezes a larboterapia e interrompida para termos agumas atividade exemplo a sua Luana, que por sinal e ótima. Você esta de parabéns e aparte da 4hs ate as 6hs e nosso horário de lazer que para nós também é muito importante. No mais e isso, e vivendo um dia esperando o outro".

- Escrito por um dos recuperandos no dia 19/04/12.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Minha rotina na APAC

"Vamos lá, falar da minha rotina, começo bem cedo, pois tenho que acordar às 06:00, participar das atividades e atos socializadores que a casa me propõe, cumpro todos os horários, respeito a todos incondicionalmente, principalmente os voluntários, gosto muito da APAC, pois venho aprendendo muitas coisas que serão útil na minha vida e no meu dia a dia no convívio com a minha família, APAC tem me ajudado bastante, não vou falar que gosto de todas as atividades, por que si não estaria mentindo, mas também não fico falando mal, procuro aproveitar com interese, coloco tudo na peneira, e coloco na minha bagagem somente as coisas que me interessa e que irão me ajudar em minha vida, também procuro ajudar bastante a APAC, não só agora, mas quando sair também, procuro dar o máximo de mim em prol do melhor andamento da associação. Hoje trabalho de galeria noturno, é uma função de bastante responsabilidade, pois todas as chaves do regime fechado fica sobre a minha guarda e não pretendo decepcionar ninguém principalmente minha família".

- Escrito por um dos recuperandos no dia 19/04/11.

Minha vida dentro da apac de Viçosa

"Fui condenado a 5 anos e 6 meses de reclusão ficando no sistema comum por 4 meses foi como se minha vida tivesse acabado. Mas, graças a deus, tive a oportunidade de conhecer a apac, onde não vejo nenhuma possibilidade de não recuperação aqui na apac todos nós recuperandos nos sentimos outra pessoa, aqui temos nossa dignidade e somos tratados como seres humanos. Recebendo amor e carinho, aqui descobrimos o nosso eu, onde todos confiam na nossa recuperação. Sei que é difícil ter uma vida limitada, mas é justamente o difícil que nos faz vencer na vida aqui todos nos recuperandos e também as pessoas que trabalham nesta entidade somos todos uma família, sempre estendendo a mão um para o outro. Que deus abençoe todos os voluntários são pessoas abençoadas como você Luana. Obrigada por tudo que esta fazendo por nos".

- Escrito por um dos recuperandos no dia 19/04/11.