quinta-feira, 24 de março de 2011

"Somos recuperandos da APAC, cumprimos uma pena, resultado de um erro que cometemos. Aqui, presos, podemos ver muitos defeitos da sociedade. Em primeiro lugar, tirando a APAC, o sistema prisional comum é muito fálido, os presos não se recuperam, muito pelo contrário, os condenados quando ganham a liberdade saem piores do que entraram. Pelo tratamento desumano imposto pelo estado. O sistema prisional comum também acaba sendo uma escola do crime, pois um ladrão de galinha na prisão aprende a assaltar, traficar, matar, enfim, o sistema não funciona, acaba lançando mais criminosos na sociedade do que recuperados.
Outro ponto, hoje nos encontramos presos por vender drogas ilícitas, ou seja, drogas que não são aceitas pela sociedade pela discriminação, e pelo estado por não receberem os impostos devidos pela comercialização. No entanto o estado se dispõe a comercializar o álcool, o tabaco e as drogas vendidas nas farmácias, que, muitas vezes causam mais danos a saúde que as drogas ilícitas, simplesmente pelo fato monetário, pois recebem milhões em impostos obtidos.
Outro ponto negativo da sociedade brasileira é o sistem judiciário, que favorece as pessoas com melhores condições, por terem dinheiro para pagar um bom advogado e às vezes até subornar um policial, um promotor ou um juiz. Enquanto os menos favorecidos sempre tomam a pior, por ficarem a mercê de uma defensoria pública que não funciona bem, devido a sobrecarga de processos que não tem fim. Por isso aquele certo ditado, só fica preso quem é pobre".

- Escrito por recuperandos no dia 22 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário